lt;!-- -->

Um espaço onde quem lidera é o mercado financeiro. Aqui encontras a minha opinião, mas a tua também é bem-vinda, partilha-a.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Um início que poucos querem fazer

O mercado financeiro pode ser equiparado a um armário com algumas gavetas, onde encontras diversos utensílios/instrumentos financeiros prontos a usar: Acções, Forex, Futuros, Opções, Criptomoedas, etc.
Actualmente, o que negoceia? Qual é o melhor instrumento financeiro para si?

Ao longo do tempo e com a mesma velocidade, a bolsa de valores tanto pode trazer novos investidores como os pode afastar. Durante o seu percurso, o trader é surpreendido por um misto de emoções e (hipoteticamente) de resultados menos favoráveis que o consomem, que em casos extremos, o forçam a desistir, apesar da sua vontade, gosto e persistência permanecerem.
O que pode forçar o trader a desistir da bolsa de valores mesmo contra sua vontade?
Qual será o motivo?

Em regra, quem inicia ou recomeça na bolsa de valores tende a galgar etapas essenciais na sua formação base como "trader". É um caminho que poucos querem mas que faz a diferença; quem o percorrer ganha confiança, saúde emocional, tempo e dinheiro.

Começar por onde?:

                 Formação:
O desenvolvimento do trader é continuo e requer tempo como qualquer actividade profissional. Todos os dias o mercado ensina alguma coisa. Inicialmente o investidor pode aumentar os conhecimentos de uma maneira menos dispendiosa através de livros, vídeos e adquirir as primeiras noções básicas da análise técnica e movimentação dos mercados. Com um pouco mais de disponibilidade financeira pode frequentar cursos, inscrever-se em Workshops ou passar por um processo de coaching. O investimento realizado no seu desenvolvimento compensa largamente, evitando assim que cometa erros que lhe podem sair caros.

                Estratégia:
Construir a sua própria estratégia ou adoptar uma existente é decisivo e, já diz o ditado, "... quem não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve". No dia a dia, voltar para trás é uma perda de tempo; na bolsa de valores perde-se dinheiro.
 A estratégia deve ser simples e única, aplicada a uma figura técnica ou a um comportamento repetitivo facilmente identificável. Ter sempre em atenção os parâmetros de entrada, stop loss e possíveis objectivos de saída.

              Backtesting:
Agora é hora de fazer o "backtest" (testar) à estratégia numa conta de demonstração por um bom período, e cumprir fielmente os passos da estratégia previamente definida. Esta fase é necessária e requer tempo e dedicação a fim de permitir perceber se a estratégia é rentável ou não após inúmeras operações.

             Capital:
O capital é também um ponto sensível e muito importante, e como tal não deve ser esquecido antes de negociar numa conta real. Quanto está disposto a perder? Definir antecipadamente o montante máximo de perda traz inúmeros benefícios financeiros, emocionais e também algo importante, o tempo para evoluir.
Uma opção que ajuda traders com um perfil mais dinâmico é repartir o montante por doze meses, e quando o valor é atingido deixar de operar nesse mês e aproveitar para analisar as condições desse resultado.

O investidor que aprofundar os itens mencionados, estará em melhores condições para se movimentar no mercado financeiro.
 Votos de uma boa caminhada!
Sem comentários:
Enviar um comentário