lt;!-- -->
quarta-feira, 6 de maio de 2015

Rigor no trading, precisa-se!

Comummente ouvimos falar em "análise e avaliação rigorosas" ou que os "dados foram analisados com muito rigor". Mas o que é isso? Será que se aplica ao trading? A resposta é afirmativa. Quando se fala em rigor imediatamente associamos a rigidez, mas se reflectirmos um pouco percebemos que é mais do que isso. Para que haja rigor tem que haver seriedade, tem que haver responsabilidade, ética, competência, exactidão e organização. Individualmente são importantes, sim, mas quando se concentram num só trabalhador fazem dele um bom profissional. Todas estas especificidades, inatas ou adquiridas, devem caracterizar um trader e nenhuma delas pode ser apenas superficial, antes deve encontrar-se bem enraizada para que não desvaneça.

Contrariamente ao que muitas pessoas, desconhecedoras da actividade possam pensar, o trading também exige minúcia. Aborda-se um assunto delicado que não deve ser tratado com leviandade. Um trader tem muitos aspectos a considerar já que uma tendência pode ser influenciada agora por umas variáveis e no instante seguinte estas podem ser substituídas totalmente ou parcialmente por outras.


A atenção que se dedica a pormenores, e que para uns pode parecer excessiva, é para outros a chave do seu sucesso e reconhecimento. Mas atenção, quando se fala no rigor de um trader não quer dizer que tudo o que este diz, faz ou pensa, seja uma verdade absoluta e fechada, pelo contrário, ele emite um parecer de acordo com a sua análise da situação, análise essa que deverá ser rigorosa, criteriosa e cautelosa. Esta ideia é comparável ao comportamento de um estudante. Um aluno que se sente confiante e preparado para fazer um exame só com o que ouviu nas aulas pode obter bons resultados, é certo, mas se tivesse aprofundado um pouco mais, se tivesse estudado, fosse pelos manuais, fosse por outros meios que tivesse disponíveis, com certeza teria adquirido mais ferramentas que, no final, o beneficiariam com mais pontuação e, consequentemente, melhor classificação. E o mesmo se passa no trading: quanto mais atentos e rigorosos, quanto mais abrangente for a visão, mais fundamentada e até conscienciosa será a análise e todos saem a ganhar.


Sem comentários:
Enviar um comentário