lt;!-- -->

Um espaço onde quem lidera é o mercado financeiro. Aqui encontras a minha opinião, mas a tua também é bem-vinda, partilha-a.

domingo, 3 de maio de 2015

Autodisciplina

“Nada se consegue sem esforço” é uma máxima bem conhecida de todos, mas mais do que isso, expressa a mais pura das realidades. Qualquer que seja a tarefa a que nos propomos, se não houver dedicação, força de vontade, persistência e muito trabalho, não alcançamos o sucesso almejado. E isto aplica-se a uma cozinheira, a um estudante, alfaiate, médico, professor, trader. Para se ser bom no que se faz é necessária auto disciplina. Parece fácil, mas não é. Há dias em que não te apetece sair da cama… mas tens que ir trabalhar. Há dias em que és engolido por uma enxaqueca terrível e estás sem paciência… mas como bom professor que és, tens que te dedicar a cada aula, a cada aluno, a cada dúvida com a mesma entrega e clareza, tal como se fosse um bom dia. A auto disciplina é isto mesmo, seres obrigado a agir, a decidir racionalmente, independentemente do teu estado de espírito, da tua vontade. Se for levada a sério, a auto disciplina constitui uma ferramenta imprescindível para o teu desenvolvimento pessoal e, consequentemente, enriquece e enobrece a tua relação com os outros. Estes últimos, mesmo sem disso terem noção, são muitas vezes o “saco de pancadas” da nossa má disposição, frustração, ansiedade, insucesso, tristeza. E para que tal não aconteça é que a auto disciplina não deve ser descurada.

No trading também é assim: não há dias melhores nem piores, há dias…exigentes, de trabalho, de controlo, de objectivos traçados à espera de serem alcançados. E como é que isto se consegue? Com treino. Quanto mais treinares mais forte te tornas. Quanto mais te disciplinares, mais regrado serás. Não é porque numa manhã acordas a pensar em trading que todo o teu corpo e mente se adaptam a essa realidade. Até pode resultar durante algum tempo…mas pouco. O importante é um treino gradual, é seguir focado no que ser quer, é a aceitação de normas, é a adaptação às mesmas, é a persistência em mantê-las e tudo isto aliado a um estudo contínuo sobre o assunto. Já Vince Lombardi dizia que “A diferença entre uma pessoa bem-sucedida e as outras, não é a falta de força, nem a falta de conhecimento, mas a falta de vontade.” Se nós quisermos ser bons, nós somos. Se quisermos ser melhores, nós conseguimos. Se quisermos ser Os Melhores, nós vencemos.

O trading é uma atividade que precisa de tudo isto e de bom senso, garra, determinação, sacrifício e entrega. A auto disciplina pode ser o princípio de tudo.
Sem comentários:
Enviar um comentário