lt;!-- -->

Um espaço onde quem lidera é o mercado financeiro. Aqui encontras a minha opinião, mas a tua também é bem-vinda, partilha-a.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Good morning Brexit. Goodbye Cameron.

Laeve ou Remain? Os Britânicos decidiram sair da União Europeia. Uma vontade que promove  novos desafios tanto para União Europeia como para o Reino Unido. Desafios com consequências politicas e económicas. Ambas já se fizeram notar e correm o mundo.

A nível politico, a primeira consequência foi a demissão do primeiro-ministro David Cameron. Jogou, perdeu e foi engolido. Mas como as más noticias correm depressa, a Escócia vem dizer que pretende a realização de um segundo referendo para sair do Reino Unido.

A nível económico a primeira reacção do Brexit foi a forte desvalorização da moeda britânica face ao dólar. A libra atingiu o valor mais baixo dos últimos 30 anos durante a madrugada.

O impacto do Brexit nos mercados financeiros foi evidente logo na abertura. Fortes desvalorizações vieram assombrar os investidores logo no inicio do dia. O que parecia certo para muitos investidores pela permanência do Reino Unido na União Europeia, rapidamente se tornou num pesadelo. Investimentos de última hora com altas expectativas, uma atitude que levou muitos investidores para uma situação difícil de digerir psicológica e financeiramente.

Ainda é cedo para saber o real impacto do Brexit na economia do Reino Unido, bem como as consequências que terá na União Europeia. O Leave deixa novos desafios e novas dificuldades nos próximos tempos.

A desgraça de uns é a oportunidade de outros


Circunstâncias impactantes como esta, associadas à pouca experiência, leva investidores a reagirem   irracionalmente face a situações mais adversas. Rapidamente o pânico se apodera do investidor.
Atitudes que consomem o capital financeiro de uns, promovendo oportunidades para outros.

Um investidor com um perfil mais dinâmico deverá encontrar boas oportunidades nos próximos dias, face há instabilidade no mercado financeiro. Para investidores que operam somente no mercado de acções com perfil mais defensivo é necessário aguardar que o mercado promova sinais favoráveis.

Muita cautela!

 Bons investimentos!
quarta-feira, 22 de junho de 2016

Emini DOW, NASDAQ, Russell e S&P 500

Estratégia, figuras técnicas são alguns dos requisitos mínimos necessários na hora de investir.
Encontrar pontos chave para iniciar o plano de trading é o desafio que qualquer investidor se submete diariamente.

Já tem alguma ideia para a sessão de hoje? Qual é o activo?
Enquanto procura por possíveis oportunidades ou melhora algumas ideias para o intradia, a informação que deixarei a seguir também pode ajudar.

 Os Pivots de volume mais importante da sessão de ontem podem ser encontrados a cor de laranja nos gráficos. Também encontrará possíveis "targets" expectáveis  para a sessão.
 A verde encontrará 1º objectivo  expectável ( seja inferior ou superior), a azul 2º objectivo e o 3º objectivo expectavél  de cor rosa. 

YM mini Dow

NQ Emini NASDAQ


TF mini Rusell

ES Emini S&P 500

Bons investimentos!
sexta-feira, 17 de junho de 2016

Démodé Impresa?


Vivemos numa era cada vez mais tecnológica, onde o acesso a uma enorme quantidade de informação está apenas à distância de um click, seja na televisão, computador ou telemóvel. Centenas de canais há disposição com a promessa de nos entreter dentro das quatro paredes e não só. Zapping é a actual moda em qualquer faixa etária. Discretamente vão sendo introduzidos na sociedade novos hábitos, uma forma de moldar e conhecer cada vez mais todos os consumidores. Informações que nos dias de hoje valem mais que ouro.



Como os actuais meios tecnológicos permitem atingir o nicho de mercado pretendido de forma rápida, concisa, e em várias frentes, proporcionam uma maior satisfação e resultados ao seu cliente. Todavia, têm vindo a criar dificuldades na captação de receitas pelos tradicionais grupos de comunicação social.

As tecnologias de informação evoluem, o tempo passa, e a Impresa está démodé?


Para além dos desafios naturais do sector, os investidores da Impresa (e no geral) vivem tempos agitados. Um título que de mãos em mãos vem desvalorizando ao sabor da corrente há largos meses.
Na publicação  " Impresa continua a desiludir os investidores " a  14 de Fevereiro, já se mencionava   que era fulcral uma mudança de comportamento por parte do titulo, para assim poder evitar a área (0.26€) do seu mínimo histórico, uma desvalorização que poderia atingir os 38%.


Gráfico diário Impresa 

Actualmente os valores já são uma realidade, e espero que entre nós não esteja um investidor "agarrado" há vários meses com títulos da Impresa em carteira. Se existir, e se estiver a ler estas palavras, uma  coisa que posso dizer: é tempo de criar mudanças positivas.

Todos erramos no quotidiano, seja a nível pessoal, profissional e no trading. Felizmente possuímos a capacidade de identificar, interpretar e criar mecanismos que nos permite melhorar. E necessário acreditar e dar o primeiro passo....

A Impresa saiu do PSI 20 e ficou desactualizada....


Mesmo sendo um titulo com características especiais, de menor liquidez, ou considerado por muitos investidores de pouco interesse, a Impresa não ficou desactualizada pela saída do PSI20. Actualmente o  titulo possui menor visibilidade, é certo. No entanto o seu comportamento em bolsa deve-se à sua tendência descente de longo prazo, e à falta de dinamismo dos mercados financeiros em transmitir estabilidade e optimismo. Isto tem-se repercutido praticamente a todas as empresas cotadas em bolsa. Uns sectores têm sofrido mais do que outros, mas poucos têm saído ilesos.

A Impresa é uma oportunidade?


Uma oportunidade para continuar à espera de melhores dias. Mesmo estando em mínimos históricos, o titulo necessita de construir algum padrão de reversão para captar a atenção de mais investidores, o que não é o caso actual. Uma dica  para títulos de menor liquidez é observar sinais de compras e figuras técnicas através do gráfico semanal.

Ausência do mercado também é uma estratégia. Aproveite para estudar.

Bons investimentos!