lt;!-- -->

Um espaço onde quem lidera é o mercado financeiro. Aqui encontras a minha opinião, mas a tua também é bem-vinda, partilha-a.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Bitcoin muda o mundo

O Bitcoin ganha cada vez mais destaque a nível mundial, seja através dos media, fóruns, ou mesmo através de pessoas que nunca operaram no mercado financeiro. Esta criptomoeda (ou moeda digital)  Bitcoin está na boca do mundo, e tantas outras moedas digitais estão a seguir o mesmo rumo. É fácil perceber o motivo de tanta agitação de uns, a contrastar com a perplexidade outros investidores.

Argumentos não faltam de ambos os lados para defender os seus pontos de vistas. E aqui vão alguns:
Facilidade de pagamento em qualquer parte do mundo.
Efectuar pagamentos com taxas mais baixas comparativamente ao Paypal ou Cartões de crédito.
Transparência, segurança e controlo que o Bitcoin transmite aos seus detentores.

No verso da medalha surgem os que falam do Bitcoin como "uma criptomoeda puramente especulativa sem valor algum". "Não é reconhecida pelos estados". "É um esquema Ponzi". "Bitcoin é uma bolha". "Não possui estabilidade, maturidade para ser considerada uma moeda que proteja os interesses dos comerciantes, devido às fortes oscilações (volatilidade) que ocorrem no mercado".

Independente dos pontos de vista de cada um, a verdade é que o Bitcoin (BTC/USD) valorizou mais de 2000% durante o ano 2017. A expectativa é de atingir novos patamares no decorrer do próximo ano, muito para além do topo actual que está nos 19891.00$.

 "É fácil perceber o motivo de tanta agitação de uns..", esta afirmação já anteriormente mencionada e para além do comportamento altista da moeda digital deve-se - na minha perspectiva - ao facto de muitos dos participantes fazerem parte do projecto através da mineração de Bitcoin. Existem muitos sentimentos à mistura.
Também esta agitação está a ser alimentada por um novo público, sem experiência alguma em mercados financeiros, ou mesmo em análise técnica, e vêem o mercado das criptomoedas como um excelente meio de investir algumas poupanças. Caso seja um desses investidores, convém ter em consideração os riscos que qualquer investimento acarreta. É fundamental adquirir conhecimentos para compreender os movimentos do mercado e consequentemente actuar em conformidade e atempadamente.

Cada vez mais investidores experientes do mercado financeiro participam no mercado das moedas digitais de uma forma mais especulativa, e o BTC/USD tem sido uma das moedas de eleição.
É fácil compreender o motivo, existe tendência, volatilidade e participantes, três ingredientes essenciais na hora de investir.
Recentemente a criptomoeda Bitcoin ganhou outra notoriedade com a negociação de contractos futuros na bolsa de Chicago Board Options Exchange (CBOE) e na Chicago Mercantile Exchange (CME). Certamente o ano 2018 trará mais investidores para negociar este instrumento financeiro.

Ainda em período de festa (e muitos investidores encontram-se de férias) esperemos pelo inicio do novo ano para o mercado financeiro voltar aquecer. Partilho expectativas a curto prazo para o Bitcoin (BTC/USD) no seguinte em video.



Umas boas entradas e votos de muitos sucessos!
domingo, 17 de dezembro de 2017

"Desta vez será diferente"

A tecnologia leva o ser humano para um caminho de novos desafios sociais. Algo notório e a cada dia que nos disponibilizamos a observar o nosso meio, mais evidente. Numa medida equilibrada, é uma ferramenta de grande impacto. Algumas das suas muitas vantagens é a capacidade de encurtar a distância e permitir diálogos com pessoas que, de outra forma seria quase impossível termos o privilégio de conhecer. E é assim que surge o tema "espero pela confirmação, da confirmação, das confirmações".

Voltar ao mercado, após um período de ausência...

Um trader costuma passar por experiências bem peculiares quando decide entrar neste mar imenso ao qual chamamos mercado financeiro. Experiências essas que fazem estremecer o investidor, que provocam cargas negativas (para além de perdas financeiras) quando pouco ou nada extraímos desses eventos. 

Quantos já nem ousam olhar para a bolsa de valores e continuam sem transformar essa passagem numa experiência mais enriquecedora para o seu "eu"! 

Paralelamente, outros investidores após uma análise individual e um período de ausência - até que a sua confiança volte a reerguer (e não só) - voltam e encontram novos desafios. Seja por medo, falta de experiência ou perfeccionismo, cada posição tomada desencadeia um nervosismo ampliado e a todo o custa se tenta minimizar danos, evitar erros e perdas que, por sua vez podem originar estados mais ou menos graves de frustração. Aprender, cair e voltar a levantar é inerente à evolução do humano.

"Agora será diferente!" Aprende-se com os erros, cria-se uma estratégia e eventualmente muda-se o instrumento financeiro, para uma maior sintonia com o perfil do investidor. Uma maior consciência do que se pretende vai fortalecendo a auto-confiança.

É frequente o trader neste novo regresso sentir necessidade de esperar pela confirmação, da confirmação, das confirmações, em busca do trade perfeito. É frequente inclusive travar-se na hora de se posicionar no mercado, envolvendo-se num certo desapontamento. Diria até que é uma fase natural, onde muitos sentimentos, recordações e novas expectativas se misturam e se complementam. Pouco a pouco dissipar-se-ão com o tempo. O facto de reconhecer e partilhar essa consciência já é por si só, um acto de evolução como trader.

Algumas perguntas que te podem ajudar :

Qual é o teu estado emocional nesses dias?
O que acontece se não operares nesses dias?
Como podes aproveitar esses momentos para teu crescimento?
De que necessita a tua estratégia para ser ainda melhor?
Como podes melhorar a confiança na hora de investir? 

Boa caminhada! Ao teu sucesso!
domingo, 10 de dezembro de 2017

Estudo de mercado: Análise de 11 acções portuguesas

Altri, BCP, Corticeira Amorim, CTT, EDP Renováveis, EDP, Galp, Ibersol, Jerónimo Martins, Mota-Engil e NOS SGPS: são as empresas em destaque .Partilho algumas perspectivas de (muito) curto prazo para os títulos.
Bons investimentos!