lt;!-- -->
quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Bitcoin muda o mundo

O Bitcoin ganha cada vez mais destaque a nível mundial, seja através dos media, fóruns, ou mesmo através de pessoas que nunca operaram no mercado financeiro. Esta criptomoeda (ou moeda digital)  Bitcoin está na boca do mundo, e tantas outras moedas digitais estão a seguir o mesmo rumo. É fácil perceber o motivo de tanta agitação de uns, a contrastar com a perplexidade outros investidores.

Argumentos não faltam de ambos os lados para defender os seus pontos de vistas. E aqui vão alguns:
Facilidade de pagamento em qualquer parte do mundo.
Efectuar pagamentos com taxas mais baixas comparativamente ao Paypal ou Cartões de crédito.
Transparência, segurança e controlo que o Bitcoin transmite aos seus detentores.

No verso da medalha surgem os que falam do Bitcoin como "uma criptomoeda puramente especulativa sem valor algum". "Não é reconhecida pelos estados". "É um esquema Ponzi". "Bitcoin é uma bolha". "Não possui estabilidade, maturidade para ser considerada uma moeda que proteja os interesses dos comerciantes, devido às fortes oscilações (volatilidade) que ocorrem no mercado".

Independente dos pontos de vista de cada um, a verdade é que o Bitcoin (BTC/USD) valorizou mais de 2000% durante o ano 2017. A expectativa é de atingir novos patamares no decorrer do próximo ano, muito para além do topo actual que está nos 19891.00$.

 "É fácil perceber o motivo de tanta agitação de uns..", esta afirmação já anteriormente mencionada e para além do comportamento altista da moeda digital deve-se - na minha perspectiva - ao facto de muitos dos participantes fazerem parte do projecto através da mineração de Bitcoin. Existem muitos sentimentos à mistura.
Também esta agitação está a ser alimentada por um novo público, sem experiência alguma em mercados financeiros, ou mesmo em análise técnica, e vêem o mercado das criptomoedas como um excelente meio de investir algumas poupanças. Caso seja um desses investidores, convém ter em consideração os riscos que qualquer investimento acarreta. É fundamental adquirir conhecimentos para compreender os movimentos do mercado e consequentemente actuar em conformidade e atempadamente.

Cada vez mais investidores experientes do mercado financeiro participam no mercado das moedas digitais de uma forma mais especulativa, e o BTC/USD tem sido uma das moedas de eleição.
É fácil compreender o motivo, existe tendência, volatilidade e participantes, três ingredientes essenciais na hora de investir.
Recentemente a criptomoeda Bitcoin ganhou outra notoriedade com a negociação de contractos futuros na bolsa de Chicago Board Options Exchange (CBOE) e na Chicago Mercantile Exchange (CME). Certamente o ano 2018 trará mais investidores para negociar este instrumento financeiro.

Ainda em período de festa (e muitos investidores encontram-se de férias) esperemos pelo inicio do novo ano para o mercado financeiro voltar aquecer. Partilho expectativas a curto prazo para o Bitcoin (BTC/USD) no seguinte em video.



Umas boas entradas e votos de muitos sucessos!
2 comentários:
  1. e com bons conselhos para os novos investidores sem experiência neste mercado.

    ResponderEliminar
  2. Excelente artigo, isento e sem preconceitos. Parabéns 👍🏻👏🏻👏🏻

    ResponderEliminar