lt;!-- -->

Um espaço onde quem lidera é o mercado financeiro. Aqui encontras a minha opinião, mas a tua também é bem-vinda, partilha-a.

domingo, 9 de setembro de 2018

Costuma ter momentos de qualidade?

Qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando pensa no assunto? Férias? Viagem? Família? Pela complexidade do ser humano a lista pode estender-se muito para além do esperado. A palavra "qualidade" é cada vez mais banalizada numa sociedade educada para ser cada vez mais consumista e agir por impulsividade.

Face ao actual ritmo de vida: Costuma ter momentos de qualidade? Ou pensar nesta questão mais parece uma miragem?

Assim como as máquinas necessitam de manutenção, os computadores de actualizações, o ser humano necessita dos seus próprios momentos para uma vida mais equilibrada. Infelizmente, pelo acelerado ritmo de vida, tendencialmente associamos os momentos de qualidade ao período de férias, quando o corpo e mente já gritam por uma maior atenção.
E quando, por sua vez, o tempo destinado ao lazer está prestes a finalizar, permanece um cansaço apesar da quebra da rotina e alguma desmotivação ressurge face ao regresso ao trabalho.

O que são momentos de qualidade?

Cada individuo pode arranjar uma definição distinta dos demais e todas elas estarão correctas.

Os primeiros surgem dentro de si, quando dedica qualquer momento a uma reflexão introspectiva; quando se permite sonhar novamente em busca dos seus objectivos pessoais, familiares ou profissionais; quando escuta os sinais do seu corpo e da mente e lhes proporciona momentos mais tranquilos, nem que seja por breves segundos no decorrer do dia.

Um pouco mais fora de si, quando aproveita alguns minutos para passear num parque, numa floresta ou à beira mar. Voltar a conectar-se com a natureza, um elemento essencial para o bem-estar do ser humano, que ao longo do tempo tem sido marginalizado. Qualquer actividade de lazer que lhe proporcione bem estar e que por momentos o faça sentir "noutro mundo", seja ciclismo, pesca, pintura, ioga, meditação, entre tantas outras actividades possíveis.
 Quando está num ambiente social, seja entre amigos, familiares ou desconhecidos que o fazem desligar-se da rotina e fortalecer os laços entre as pessoas. Um elo cada vez quebrado pela explosão e dependência das novas tecnologias.

As pessoas face aos compromissos financeiros que acumulam, bem como o ritmo profissional cada vez mais exigente, são absorvidos por uma rotina e pensamentos, onde o seu " EU" possui pouca margem para se manifestar. Os momentos de qualidade são considerados inacessíveis. O descanso é para pessoas preguiçosas. Sonhos, apenas para quem vive na lua.

Para onde conduzes a tua vida?
Que sonhos deixaste de realizar? Foram substituídos por outros?
O que especificamente gostarias de atingir ?

Para obter uma resposta "verdadeira" é necessário introspecção, o caminho inicia-se por um momento de pausa, e o sentido pela reflexão.

A criatividade surge nos momentos de qualidade, para alguns por vezes chamada de momentos "solidão", isto é, tempo concentrado apenas si próprio (dentro de um limite saudável). Sonhos de infância que nunca foram abandonados. Muitos dos objectos à nossa disposição, surgiram após uma noite de descanso e muita persistência dos seus criadores. Projectos que começaram só sentiram a luz do dia quando ouve um diálogo. Ideias que contribuíram para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ou rentabilizar recursos das empresas, apenas porque houve alguém que partilhou os seus pensamentos.

"...O sonho comanda a vida..." (Antonio Gedeão)

Costuma ter momentos de qualidade?
Sem comentários:
Enviar um comentário