lt;!-- -->

Um espaço onde quem lidera é o mercado financeiro. Aqui encontras a minha opinião, mas a tua também é bem-vinda, partilha-a.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Observa e aprende trading com a Vallourec

A Vallourec é um bom exemplo educativo para o investidor que esteja a solidificar os seus conhecimentos em analise técnica, ou no trading. Há muito que venho a procrastinar este artigo. Já me passou pela cabeça, mais de uma meia dúzia de vezes, escrever estas palavras, no entanto decidi adiar até que o Vallourec estivesse numa zona mais neutra. Porquê? Para que o artigo pudesse ser interpretado de uma maneira mais imparcial e num sentido mais didáctico.
Este mês faz precisamente um ano que publiquei um artigo intitulado "Vallourec a despertar atenção". Os meses passaram e o título do artigo ganhou cada vez mais sentido.

O que podemos aprender pela observação da Vallourec?


O trader que queira caminhar com mais sucesso nos mercados financeiros, necessita de desenvolver cada vez mais a sua capacidade de observação. É essencial reconhecer as possíveis alterações do mercado e as suas repetidas figuras que diariamente vai reproduzindo.
Mudanças de mercado ou vários acontecimentos influenciaram o comportamento da Vallourec ao longo dos meses, e isso pode verificar-se pela valorização de 160%,  desde do mínimo 2.937€ realizado após a publicação do artigo "Vallourec a despertar atenção".


Gráfico diário- Valourec
O que se pode observar no gráfico da Vallourec? Poderia responder mas não estaria a desenvolver a sua capacidade de observação. Mas para o ajudar a encontrar algumas respostas, irei fazer algumas perguntas.
  • Onde se encontrava a Vallourec numa perspectiva de longo prazo?
  • Que mudanças de comportamento surgiram no curto prazo até 1 de Maio de 2016?
  • Que área a Vallourec começou a respeitar, contrariando a tendência predominante? 
  • Que dinâmica de mercado surgiu na retracção 61.8% de Fibonacci?
  • Como se comportou o preço?
  • Que evidências mostrava o mercado a favor da possivel nova tendência?

Irá encontrar novas oportunidades no mercado financeiro, quando formular estas e/ou outras perguntas que desenvolvam a sua capacidade de observação e análise. Os seus investimentos terão com certeza uma base argumentativa mais sólida, gerando assim maior confiança na hora da compra e, consequentemente maior aceitação ao risco que cada posição exige.

Bons investimentos!
Sem comentários:
Enviar um comentário