lt;!-- -->

Um espaço onde quem lidera é o mercado financeiro. Aqui encontras a minha opinião, mas a tua também é bem-vinda, partilha-a.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

E que tal um copo de água agora?!

O corpo de cada ser humano adulto é composto por 52% a 66% de água. Cliché ou não, a verdade é que a água é essencial à vida e dela depende a manutenção, regulação e equilíbrio das funções vitais do nosso organismo. Ou seja, o nosso corpo precisa de água para sobreviver e muitos de nós não temos a noção exacta dessa importância – nenhum outro nutriente é tão essencial ou necessário em quantidades tão elevadas – e por isso nos desleixamos e a tratamos de maneira tão trivial.

Quantas vezes já ouvimos dizer: “Eu só bebo água quando tenho sede.” ou “Quando o corpo precisar, ele pede.” ?! Várias. E está errado, apenas revela a nossa ignorância e o nosso precário conhecimento de como tratar bem do nosso corpo. E surpreenda-se (quer dizer, espero que não!): a boa hidratação do nosso organismo tem benefícios ao nível do(as):
     cérebro – fornecimento de sangue com mais oxigénio às células cerebrais;
     células – transporte de vitaminas, minerais, oxigénio, hidratos de carbono às células que vão produzir energia;
     sistema digestivo – dissolução e absorção dos nutrientes;
     coração – manutenção da tensão arterial dentro dos limites considerados saudáveis;
     rins – eliminação de resíduos e nutrientes desnecessários e regulação da quantidade de água corporal, bem como do sódio;
     músculos e articulações – lubrificação e protecção dos mesmos;
     pele – constituição de barreira contra agentes patogénicos;
     temperatura do corpo – função termoreguladora.

E o que é que isto tem a ver com trading? Tudo e nada. Ou melhor, tem muito. Primeiro, e a mais óbvia além de transversal a todas as profissões, se um individuo não estiver bem fisicamente não conseguirá ter um bom desempenho. E segundo, o trabalho do trader depende na totalidade (ou quase) do cérebro. Ora, se o individuo não estiver no pleno uso das suas faculdades não há trading. Porquê?! Estudos revelam que uma desidratação ligeira – que significa  a perda de cerca de 1% a 2% do peso corporal – pode reduzir a capacidade de concentração de um individuo. Se a desidratação revelar uma perda igual ou superior a 2% esta afectará as capacidades de processamento do cérebro e reduzirá a capacidade de memória a curto prazo.

É assustador? Sim. Mas a boa notícia é que tem tanto de assustador com de reversível. No meio de tantas contrariedades a que estamos sujeitos na vida, forçarmo-nos a beber água é para muitos a menor delas, não é nada muito complicado nem que exija tamanho esforço que não valha a pena. E tendo em conta os benefícios... Além do mais temos a certeza que não engorda, bem pelo contrário, ajuda a desintoxicar o organismo. E tudo o que for em excesso não fica acumulado, mas é expelido, por isso...e que tal um copo de água agora?!
Sem comentários:
Enviar um comentário