lt;!-- -->

Um espaço onde quem lidera é o mercado financeiro. Aqui encontras a minha opinião, mas a tua também é bem-vinda, partilha-a.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Farto da Teixeira Duarte?

Também já aconteceu comigo, e talvez você esteja a passar pela mesma situação: adquire uma acção sem uma estratégia coerente, sem stop loss e depois deixa-a ao sabor do mercado sem tomar nenhuma atitude por não querer assumir a perda monetária, ou simplesmente por não reconhecer o falhanço da expectativa idealizada para o título.

Está farto? Então espere mais ou pouco.


Um investidor deve ou não aguentar? Não gosto de dar este tipo de opiniões, considero difícil pronunciar qualquer comentário depois do investidor estar num estado psicológico debilitado pela perda financeira que possa estar a ocorrer e/ou pelo mau estar que a situação provocou dentro do seio familiar.

Histórias semelhantes já todos ouvimos, talvez até já as tenhamos vivido, e infelizmente muitas mais surgirão com certeza. Muita coisa poderia ser evitada e minimizada se existisse um diálogo mais saudável entre os pequenos investidores de maneira que se sentissem mais à vontade para falar e  assim poderem corrigir antecipadamente muitos problemas que surgem pela sua falta de disciplina ou mesmo por desconhecimento.

Como não vendi, ainda não perdi! Um mito que ganha sempre poder, principalmente quando não queremos reconhecer que o nosso capital desvalorizou, e que ao fim ao cabo estamos, sim senhor, a perder dinheiro. Em alguns casos é certo, o tempo até pode vir em seu auxílio e permitir respirar de alívio, noutros não será assim, mas antes uma espera que vai para além de cabelos brancos. 


Fartou-se da Teixeira Duarte? Então espere mais um pouco. 


Teixeira Duarte
Gráfico diário da Teixeira Duarte



Um pouco? Sim. Um dia, ou até mesmo uma semana. Devo confessar que estou muito curioso e expectante  com comportamento da Teixeira Duarte nos próximos dias, as coisas podem bem mudar no curto prazo e  até sair beneficiado.

A Teixeira Duarte mudou?


Em termos de médio prazo o título continua fiel à sua dinâmica descendente, mas no curto prazo as coisas podem estar a mudar um pouco o rumo. A Teixeira Duarte acaba por ser é um título especial para negociar em comparação com outros títulos da praça portuguesa. É reservado, tem pouca liquidez, o que dificulta um pouco a vida dos investidores na hora de investir.

A Teixeira Duarte está a dar um pontapé de saída contra a dinâmica descendente, após um período de lateralização, deu inicio à formação de um zigzag ascendente, que só ganhará algum protagonismo (consistência) caso rompa em alta os 0.50€ por acção. A bola foi lançada e só falta o mercado nos próximos dias responder a esta dúvida.

Leu até aqui? Óptimo. Uma coisinha mais...


Quero agradecer a vossa presença neste espaço. Também mencionar que os assuntos mencionadas aqui sobre falta disciplina e outros erros, não são com o intuito de apontar o dedo a ninguém, são baseadas no meu histórico como investidor, e da leitura que faço sobre alguns comentários que vejo por aí. Também cometo erros como investidor, e cada dia que passa luto para ser uma pessoa cada vez mais disciplinada.

Bons investimentos!

1 comentário:
  1. A Teixeira Duarte apresentou uma semana de negociação sem novidades, mostrando aos seus investidores e expectadores como é difícil negociar um título com pouca liquidez.

    ResponderEliminar