O mais importante que pretendo realçar, é a partilha de como pessoalmente aprendi mais uma lição!
Aprendeu mais uma lição? Então, não correu conforme o post?
É o que devem pensar alguns de vocês.
A lição que eu quero partilhar convosco, é de como podemos ter um plano de trading com boas probabilidades de acerto, e não tomamos a melhor opção na sua administração. Aqui vai o que sucedeu.
No dia 23 de Março às 15:28:46, considerei existir condições abrir uma posição do XAUUSD com uma visão no target micro de 1214$, e dei entrada a 1.186.5$ por um gráfico de M5 (com uma perspectiva M30).
O meu correcto trigger, já tinha sido dado dez minutos antes a 1.185,20$, lá abri a posição, mesmo tendo consciência que poderia realizar um pequenina retracção em forma de retest á área, e assim o fez.
O meu plano de trading consistia em aproveitar o primeiro impacto do movimento para realizar zero risco, isto é, venderia 50 porcento da minha posição assim que atingisse dois pontos a meu favor e deixaria a restante posição até que fosse activada por stop loss.
O trailing Stop iria ser colocado a breakeven, após o preço encontrar uma base nos acima 1.190$ e a partir daí, esperar que mercado atingisse o target 1.214$ ou activasse Stop Loss.
Então o que correu mal? Financeiramente não provocou perda monetária já que encerrei a posição a 1.186,7$, agora numa análise pessoal, a questão foi outra.
Pontos que levaram a alterar a forma de conduzir a operação como tinha idealizado;
- Não esperar por retest, já que não entrei na minha zona de conforto.
- Não estar focado no par para realizar a venda do primeiro parcial 50 percento da posição, já que era uma posição agressiva em área M30 complexa (estava a realizar analise SP500 e Eurusd para possíveis entradas)
- Ser um par que opero raramente.
- Quando volto a olhar para o par, vejo numa retracção e click fecho a posição sem pensar nos argumentos a favor da mesma.
Estes pequenos erros, que cometi fazem-me sempre relembrar o quanto um investidor necessita trabalhar diariamente psicologicamente, para manter a racionalidade mais presente em vez do instinto de sobrevivência.
Possuía argumentos com probabilidades, tinha um plano de trading com metas (sem pensar nos 1214$), falhei na entrada ideal, não estar focado no par para realizar primeiro parcial e um fecho precipitado da posição, sem voltar a pensar se os argumentos da compra se mantinham.
Pequenas atitudes que me levaram a ser irracional, uma lição que me permite aprender nesta caminhada (diária) da disciplina de trading.
Eu faço um registo dos meus erros, e tu?
Bons investimentos!
Gráfico M5 XAUUSD |
Gráfico semanal XAUUSD |