lt;!-- -->

Um espaço onde quem lidera é o mercado financeiro. Aqui encontras a minha opinião, mas a tua também é bem-vinda, partilha-a.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Good morning Brexit. Goodbye Cameron.

Laeve ou Remain? Os Britânicos decidiram sair da União Europeia. Uma vontade que promove  novos desafios tanto para União Europeia como para o Reino Unido. Desafios com consequências politicas e económicas. Ambas já se fizeram notar e correm o mundo.

A nível politico, a primeira consequência foi a demissão do primeiro-ministro David Cameron. Jogou, perdeu e foi engolido. Mas como as más noticias correm depressa, a Escócia vem dizer que pretende a realização de um segundo referendo para sair do Reino Unido.

A nível económico a primeira reacção do Brexit foi a forte desvalorização da moeda britânica face ao dólar. A libra atingiu o valor mais baixo dos últimos 30 anos durante a madrugada.

O impacto do Brexit nos mercados financeiros foi evidente logo na abertura. Fortes desvalorizações vieram assombrar os investidores logo no inicio do dia. O que parecia certo para muitos investidores pela permanência do Reino Unido na União Europeia, rapidamente se tornou num pesadelo. Investimentos de última hora com altas expectativas, uma atitude que levou muitos investidores para uma situação difícil de digerir psicológica e financeiramente.

Ainda é cedo para saber o real impacto do Brexit na economia do Reino Unido, bem como as consequências que terá na União Europeia. O Leave deixa novos desafios e novas dificuldades nos próximos tempos.

A desgraça de uns é a oportunidade de outros


Circunstâncias impactantes como esta, associadas à pouca experiência, leva investidores a reagirem   irracionalmente face a situações mais adversas. Rapidamente o pânico se apodera do investidor.
Atitudes que consomem o capital financeiro de uns, promovendo oportunidades para outros.

Um investidor com um perfil mais dinâmico deverá encontrar boas oportunidades nos próximos dias, face há instabilidade no mercado financeiro. Para investidores que operam somente no mercado de acções com perfil mais defensivo é necessário aguardar que o mercado promova sinais favoráveis.

Muita cautela!

 Bons investimentos!
quarta-feira, 22 de junho de 2016

Emini DOW, NASDAQ, Russell e S&P 500

Estratégia, figuras técnicas são alguns dos requisitos mínimos necessários na hora de investir.
Encontrar pontos chave para iniciar o plano de trading é o desafio que qualquer investidor se submete diariamente.

Já tem alguma ideia para a sessão de hoje? Qual é o activo?
Enquanto procura por possíveis oportunidades ou melhora algumas ideias para o intradia, a informação que deixarei a seguir também pode ajudar.

 Os Pivots de volume mais importante da sessão de ontem podem ser encontrados a cor de laranja nos gráficos. Também encontrará possíveis "targets" expectáveis  para a sessão.
 A verde encontrará 1º objectivo  expectável ( seja inferior ou superior), a azul 2º objectivo e o 3º objectivo expectavél  de cor rosa. 

YM mini Dow

NQ Emini NASDAQ


TF mini Rusell

ES Emini S&P 500

Bons investimentos!
sexta-feira, 17 de junho de 2016

Démodé Impresa?


Vivemos numa era cada vez mais tecnológica, onde o acesso a uma enorme quantidade de informação está apenas à distância de um click, seja na televisão, computador ou telemóvel. Centenas de canais há disposição com a promessa de nos entreter dentro das quatro paredes e não só. Zapping é a actual moda em qualquer faixa etária. Discretamente vão sendo introduzidos na sociedade novos hábitos, uma forma de moldar e conhecer cada vez mais todos os consumidores. Informações que nos dias de hoje valem mais que ouro.



Como os actuais meios tecnológicos permitem atingir o nicho de mercado pretendido de forma rápida, concisa, e em várias frentes, proporcionam uma maior satisfação e resultados ao seu cliente. Todavia, têm vindo a criar dificuldades na captação de receitas pelos tradicionais grupos de comunicação social.

As tecnologias de informação evoluem, o tempo passa, e a Impresa está démodé?


Para além dos desafios naturais do sector, os investidores da Impresa (e no geral) vivem tempos agitados. Um título que de mãos em mãos vem desvalorizando ao sabor da corrente há largos meses.
Na publicação  " Impresa continua a desiludir os investidores " a  14 de Fevereiro, já se mencionava   que era fulcral uma mudança de comportamento por parte do titulo, para assim poder evitar a área (0.26€) do seu mínimo histórico, uma desvalorização que poderia atingir os 38%.


Gráfico diário Impresa 

Actualmente os valores já são uma realidade, e espero que entre nós não esteja um investidor "agarrado" há vários meses com títulos da Impresa em carteira. Se existir, e se estiver a ler estas palavras, uma  coisa que posso dizer: é tempo de criar mudanças positivas.

Todos erramos no quotidiano, seja a nível pessoal, profissional e no trading. Felizmente possuímos a capacidade de identificar, interpretar e criar mecanismos que nos permite melhorar. E necessário acreditar e dar o primeiro passo....

A Impresa saiu do PSI 20 e ficou desactualizada....


Mesmo sendo um titulo com características especiais, de menor liquidez, ou considerado por muitos investidores de pouco interesse, a Impresa não ficou desactualizada pela saída do PSI20. Actualmente o  titulo possui menor visibilidade, é certo. No entanto o seu comportamento em bolsa deve-se à sua tendência descente de longo prazo, e à falta de dinamismo dos mercados financeiros em transmitir estabilidade e optimismo. Isto tem-se repercutido praticamente a todas as empresas cotadas em bolsa. Uns sectores têm sofrido mais do que outros, mas poucos têm saído ilesos.

A Impresa é uma oportunidade?


Uma oportunidade para continuar à espera de melhores dias. Mesmo estando em mínimos históricos, o titulo necessita de construir algum padrão de reversão para captar a atenção de mais investidores, o que não é o caso actual. Uma dica  para títulos de menor liquidez é observar sinais de compras e figuras técnicas através do gráfico semanal.

Ausência do mercado também é uma estratégia. Aproveite para estudar.

Bons investimentos!
quarta-feira, 25 de maio de 2016

Emini S&P 500 - Pivots de volume intradiário (25/5/2016)

Quando o mercado gera um movimento com aspecto a tendência, logo fervilha o interesse do investidor pelo mercado em busca de uma oportunidade. 
Apesar da dinâmica ascendente de ontem no S & P 500 (e não só), o mercado não proporcionou  a oportunidade que tanto se procura.  Um movimento ascendente sem retracções, elimina qualquer tipo de intenção que o investidor possa ter (numa perspectiva dinâmica e consciente). Para posições curtas muito menos, níveis de resistência de curto prazo rompidos, deixando para trás o canal descendente em H4 que cada vez ganhava mais forma.

Actualmente S&P 500 mantem-se fiel ao movimento de curto prazo, elevando cada vez mais as expectativas dos investidores detentores de posições de médio/ longo prazo.  Para a sessão de hoje temos;
  • Pivot superior 2076.75
  • Pivot neutro 2070.50
  • Pivot Inferior 2064.00
Projecções espectáveis;

  • 1º Objectivo superior  2095.75
  • 2º Objectivo superior  2098.25
  • 3º Objectivo superior  2124.50
  • 1º Objectivo Inferior 2063.25
  • 2º Objectivo Inferior  2060.75
  • 3º Objectivo Inferior  2034.50



Emini ES en M30

Bons investimentos!


sábado, 21 de maio de 2016

O mercado financeiro provoca Stress? O princípio do sucesso...


Stress, quem não teve...


Em algum ou até em vários momentos da vossa curta/longa caminhada pelos mercados financeiros já nos colocámos numa situação que originou Stress. Um sintoma que deve ser eliminado e, em caso de persistência, ser trabalhado o mais rapido e precocemente possível, por cada investidor (e não só).

O que começa por pequenos sintomas físicos, comportamentais, emocionais, entre outros, podem passar a problemas sérios de saúde e cada vez mais correlacionados  com a depressão, hipertensão e ataque cardíaco.

Certamente, que todos teríamos uma história para contar relacionada com os mercados financeiros, que nos modificou e/ou perturbou para além do que alguma vez teríamos imaginado num determinado momento. Há uns bons anos atrás, muito por causa de minha falta de disciplina (entre outros factores), acabei por infligir em mim próprio um pico de stress. Os quatros anos que já levava nesta caminhada, não evitaram que, em apenas uma semana e durante cerca de três meses, me recusasse a abrir um gráfico ou até mesmo a visitar foruns.                                                                                                                                                                                        
errar
 Tive uma perda monetária superior ao desejado num curto prazo de tempo. No entanto, o que doeu mais foi o não reconhecer atempadamente a espiral em que me encontrava, e que me levava a repetir consecutivamente os mesmos erros em diversos trades.
Após a poeira acentar, passei a olhar para os gráficos, a ganhar pouco a pouco confiança, e quando as coisas pareciam estar a melhorar, passei para a face de gelar na hora de colocar uma ordem. Suores frios, tremores, dúvidas e mais dúvidas invadiam a minha mente. Ainda levei algum tempo até resolver as coisas.Terei sido o único a passar por um momento delicado? Sim? Não faz mal. O pior que pode acontecer a uma pessoa é passar por um acontecimento marcante, e não reflectir sobre as causas, e encontrar  pontos positivos da situação que nos façam evoluir como ser humanos.

A Bolsa parece um ringue, um local onde temos que lutar contra outros investidores se queremos sobreviver. Algo tão desfasado da realidade! Infelizmente a principal luta com que nos deparamos é intrapessoal. É aí que os problemas surgem. Gostamos de ter razão em tudo que fazemos, certezas incondicionais, um ego bem preenchido, ser "frontais" como alguns gostam de apelidar (muitas vezes mais sinónimo de falta de educação do que frontalidade, tão distante que está de um diálogo construtivo e edificante), mas neste simbólico ringue tudo isso não interessa.

Um local onde saber o nome da pessoa que dá a ordem não é assim tão importante. Menos ainda os feitos da sua vida, ou o seu historial financeiro. Apenas os números. Não importa se é um milionário ou empresário de sucesso que vive confortavelmente ou apenas um iniciante na sua actividade profissional. Todos desejam o mesmo: o objectivo é proteger e rentabilizar o seu património. O que nem sempre se verifica.

Neste caminho haverá sempre alguém mais forte do que eu, você, e  outros tantos juntos, essa força/ capacidade "financeira" não representa a chave do sucesso de um investidor, e muito menos é sinónimo de rentabilidade garantida.

Sonhar, acreditar: o princípio do sucesso


 Quanto mais depressa o investidor;

  • dominar o seu palco interior, o seu "eu";
  • aceitar a incerteza como um factor intrínseco de cada investimento;
  • aceitar que a bolsa é um palco de probabilidades;
  • possuir o seu próprio método de análise, actuação e ausência dos mercados;
  • interiorizar a correcta utilização do "Money Management": entre outros factores, o seu avanço emocional e financeiro serão concerteza evidentes.

Surgirá gradualmente uma maior tranquilidade na hora de operar, maior lucidez e paciência na gestão, rapidez na aceitação e actuação sempre que a operação deixar de ter os requisitos pré-definidos.

Uma transformação exponêncial que lhe dará diariamente um sabor a vitória, mesmo em dias em que o stop loss é activado.
 Estará mais tranquilo do que é costume por ter definido e aceitado previamente o risco adjacente à operação. 

Também aceitará com mais naturalidade a incerteza do resultado,  num mercado de probabilidades, muito competitivo onde tanto pequenos como grandes investidores, particulares e profissionais, perdem dinheiro. Ganha quem cometer menos erros e realizar múltiplos. 

Aproveite para começar hoje mesmo a ganhar mais qualidade de vida, a evitar situações desgastantes e diminuir assim o stress. Crie uma rotina que permita corrigir a sua auto sabotagem e aumentar a sua disciplina.

Um diário sobre as operações, associadas a imagens e comentários, poderão trazer-lhe beneficios a curto e longo prazo. O que não é registado não pode ser medido, muito menos transformado. A nossa sociedade recria e melhora porque possui conhecimentos, das mais variadas áreas de actuação, que diversas pessoas, durante séculos,  registaram, imaginaram e ousaram criar. Porque "o sonho comanda a vida e sempre que o Homem sonha o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança". (António Gedeão)

Para todos votos de muito sucesso !
quarta-feira, 18 de maio de 2016

Emini DOW, DAX, NASDAQ e S&P 500 - Pivots de volume intradiário

Enquanto o mercado se prepara para receber durante a tarde noticias sobre " Crude Oil inventories" e " FOMC Meeting Minutes", aproveito para partilhar alguma informação que pode ser útil .

Cada investidor possui na hora de investir preferência por um determinado índice, e por isso ficam aqui os Pivots de volume intradiario e projecções para DOW,  DAX, NASDAQ E S&P 500.


Emini DOW gráfico M30
Emini S&P 500 gráfico M30
DAX gráfico M30
Emini NASDAQ gráfico M30

terça-feira, 17 de maio de 2016

Emini S&P 500 - Pivots de volume intradiário (17/5/2016)

S&P 500 continua a mostrar força ascendente de curto, mantendo as expectativas de vir a valorizar nos próximos dias. Actualmente o preço encontra-se a lutar com o Pivot superior de volume  2068.50 pts ( de cor Laranja), e a sua quebra em alta e confirmação, é espectável  que cotação chegue no mínimo aos 2081 pts. Tendo a seguir o segundo valor de referência a 2082.75 pts, o terceiro e último valor da projecção diária a 2107.50 pts.

Os valores acima mencionados são para uma expectativa mais optimista no Emini S&P 500. No entanto o mercado tem sempre dois lados, e por isso também encontra-se no gráfico os valores de referência intradiarios, caso o sentimento durante a sessão se torne menos optimista do que esperado.


Bons investimentos!
domingo, 1 de maio de 2016

Vallourec a despertar atenção

Nos dias de hoje, muitos são os comentários sobre a ausência cada vez mais acentuada de investidores na bolsa. Não só em Portugal mas um pouco por todo o mundo. A dispersão de capital pelas diversas opções de investimento ( CFD´s, Forex, Futuros e Opções) cada vez mais ao alcance da maioria de pequenos e médios investidores, poderiam justificar a ausência destes no mercado de acções. Será que os mercados financeiros deixaram de ser "cool "? Terá acabado a adrenalina que alguns investidores tanto procuravam, após algumas frustrações bem dolorosas?

Penso que no mercado financeiro, como em qualquer outra actividade, existem momentos altos e baixos, pessoas que vão e outras que voltam, e algumas que aproveitam para colocar um ponto final na sua viagem por este mundo, que não é fácil, onde o ego não prevalece e a incerteza é uma constante. Bem vindo ao mundo das probabilidades.

Uns partem dos mercados, outros voltam. Assim parece estar a suceder novamente. Vallourec demonstra ser um título que tem despertado o interesse dos investidores, após um longo caminho de desilusão. Pegando apenas no último  movimento descendente, o titulo teve uma desvalorização superior a 90% desde final de Setembro de 2013.

Gráfico Diário de Vallourec

Actualmente A Vallourec  não passa despercebida e qualquer investidor que olhe para o seu gráfico, facilmente se apercebe que algo está a mudar no título;

  • Rompimento da linha de tendência descendente de médio prazo;
  • Aumento de volume no movimento ascendente e diminuição do volume na sua correcção;
  • Respeitou 61.8% de Fibonacci na sua retracção;
  • Volume voltou aumentar na sua retoma do movimento ascendente.
A Vallourec apresenta-se como um titulo interessante, promissor nos próximos meses, seja  para um movimento de pulback ou até mesmo, quem sabe, uma área que pode dar inicio a uma nova tendência, mais duradoura.
Só o tempo e os sinais ditarão o caminho e as oportunidades que a Vallourec proporcionará aos investidores.

Bons investimentos!
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

DAX - Pivots de volume intradiário (16/2/2016)

O índice alemão encontra-se "neutro", isto é, considero que durante a sessão de hoje, pode não existir muita alteração na sua dinâmica de mercado.  DAX caminha para um possivel retest à Lta de curto prazo na área de 9082pts (valores do contracto de Futuro), uma zona onde a oportunidade intradiária pode surgir (mediante a devida confirmação).

Gráfico M30 do DAX

Bons investimentos!
domingo, 14 de fevereiro de 2016

Impresa continua a desiludir os investidores

A Impresa tem sofrido ao longo tempo golpes que levam os investidores a perder cada vez mais o interesse em investir neste título. Poderíamos culpar o sentimento de mercado, o clima macro-económico, tentar encontrar outras tantas suposições para justificar o comportamento da Impresa em bolsa referente aos últimos dois anos.

A Impresa após ter atingindo os 2€ por acção em Abril de 2014, tem perdido valor em bolsa  consecutivamente ( mais de 70%), mostrando uma faceta menos agradável aos investidores menos informados que andam pelo mercado. Algo preocupante? Não. Considero que é algo normal na dinâmica dos mercados financeiros. É necessário entender que estas desvalorizações provêm de um forte movimento ascendente que o título teve entre final do ano de 2012 até Abril de 2014, com uma valorização superior a 580%.

Quando parará Impresa de desiludir os investidores?


A resposta é simples: quando deixarem de investir no título, que poucas ou nenhumas oportunidades tem apresentado aos investidores nestes últimos dois anos. No decorrer desse tempo teve dois ou três ressaltos com movimentos interessantes, contudo sem bases para mudar a dinâmica descendente que cada vez mais dominava a cotação. Situações essas que foram mencionadas anteriormente, e que poderão ser encontradas nos artigos  "Outono,chegou à Impresa!", "Impresa SGPS a ganhar audiência", e/ou no arquivo do blogue sobre a Impresa.

Quando o título não apresenta argumentos que aumentem as probabilidades do trade ter sucesso, o melhor mesmo é esquecê-lo e procurar outros com melhores condições. Se, no seu entender, não existirem as condições necessárias de compra, então a conclusão é simples, o melhor é tirar umas férias prolongadas até as coisas melhorarem.

  Talvez optar por investir noutros instrumentos financeiros que lhe permitam ter maior flexibilidade face às condições do mercado actual possa ser uma boa opção. Isto enquanto aguarda pelas configurações e confirmações de padrões de reversão (em tempos gráficos de maior duração) e pela mudança de sentimento do mercado.

A Impresa ainda não fica por aqui?


Provavelmente não ficará por aqui no seu movimento descendente. Por enquanto as probabilidades de uma mudança de tendência continuam contra Impresa. Porquê? O título continua;
  • a formar topos e fundos descendentes;
  • a respeitar a linha de tendência descente de curto e médio prazo;
  • a negociar abaixo das médias moveis;
  • a não despertar interesse nos investidores, já que o título a formar um possivel duplo fundo, e no entanto tem existido uma forte diminuição de volume no seu retest.

Gráfico diário Impresa

Perante estes sinais, as probabilidades da Impresa não ficar por aqui ainda são altas, e não devem ser descoradas, com uma agravante já que os mercados financeiros se encontram num momento de maior instabilidade.

Assistir uma rápida mudança de comportamento é mais do que necessário, é fulcral para a Impresa.

Porque o título se encontra num dilema de poder vir a desvalorizar mais de 30%  para os 0.30€ por acção. Desde inicio do ano de 2016 que a Impresa assumiu uma dinâmica lateral, uma oportunidade que o título criou para poder reverter, e que no entanto continua a não apresentar sinais favoráveis nesse sentido.

Sem mudanças de comportamento a Impresa propõe-se cada vez mais a visitar a área do seu mínimo histórico de 2012 de 0.26€ por acção. Será? Ninguém sabe. 

Prudência, ponderação e ausência do mercado são exigidas a qualquer investidor que deseja rentabilizar o seu património através de valores mobiliários, com ampla consciência dos riscos associados. 

Bons investimentos!
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

DAX - Pivots de volume intradiário

DAX poderá ter uma sessão marcada por um mercado um tanto lateral já que temos o fim-de-semana à porta. No entanto a próxima semana promete ser mais quente para os investidores e mercados financeiros, com a divulgação de diversas notícias consideradas de alto impacto.

Gráfico M30 DAX


 Bons investimentos!
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Euro - Pivots de volume intradiário

O mercado aguardar pelas notícias consideradas de alto impacto referente ao "Unemployment Claims" às 13H30, e posteriormente com " Fed Chair Yellen Testtifies" às 15H. Hoje, os pivots de volume e possíveis targets serão sobre Euro.
Embora seja valores de contractos de futuros, pode ser uma boa ajuda na negociação do par EUR/USD. Como? Poderão acompanhar o gráfico de futuros para saber se a cotação encontra-se nos valores mencionados ou medindo a distância entre eles e marcar no vosso próprio gráfico de Forex.

Gráfico de Euro

Bons investimentos!
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

S&P500 - Pivots de volume intradiário (10/2/2016)

Ontem, S&P 500 não teve durante a sessão força para romper as linhas de cor laranja, considerada a área de valor, continuando assim o seu movimento lateral de curto prazo. Para ajudar a interpretar melhor o gráfico; linhas verdes são primeiros objectivos intradiários, em azul os segundos e por último a cor roxo.



Gráfico M30 de S&P500


Bons investimentos!
terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

CTT- Correios de Portugal alerta investidores

CTT - Correios de Portugal também não têm escapado à tensão que existe nos mercados financeiros, levando mesmo a desvalorizar mais de 40% desde o seu máximo histórico ocorrido a 4 de Novembro de 2015. Sendo um título recente em bolsa ainda tem muito que mostrar aos investidores que baseiam os seus investimentos pela análise técnica, em detrimento da análise fundamental.

Primeiro alerta dos CTT está a soar?


Os CTT- Correios de Portugal, mal entrou em bolsa, despertou o interesse de muitos investidores que a levaram a valorizar mais de 100%, antes de assumir esta dinâmica de mercado " descendente" que actualmente estamos assistir.  

O primeiro alerta está prestes a soar para os investidores que desejam vir a incluir no seu portefólio acções dos CTT. Porquê? O título está a chegar a 61.8% Fibonacci, um número muito importante para muitos investidores, para outros nem tanto. Após um bom movimento ascendente, e posterior correcção, os CTT estão a chegar a uma boa área para observação. 

Atenção: é para "observação" e não para comprar mal chegue mais próximo de 61.8% de Fibonacci que se encontra a 7.126€. O título tem que promover alguma alteração da sua dinâmica de mercado descendente de médio prazo, para que se possa olhar com mais interesse para a incluir na carteira de investimentos.


Gráfico diário CTT

 Qual será o teu destino CTT?


Se por um lado está a chegar a uma área apetecível, por outro a sua configuração e o sentimento patente nos mercados podem complicar um pouco mais a vida do título. A expectativa é que os CTT venham a desvalorizar na ordem de 10%, para os 6.53€ por acção, antes de poder configurar uma base que proporcione uma mudança de dinâmica de mercado.
Em primeira estância seria contrariar a dinâmica de ZigZag descente e posteriormente quebrar a Ltd (linha de tendência descendente) e iniciar assim um novo movimento ascendente na conquista de novos patamares. Será certamente um desejo partilhado por muitos investidores. 

Paciência, observação e pouca exposição (ao mercado) deverão ser o lembrete a ter em consideração em tempos menos favoráveis para quem opera somente acções, por não ter outros instrumentos financeiros à disposição.  

Bons investimentos!

S&P500 - Pivots de volume intradiário

Gráfico S&P500 Emini

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

NASDAQ - Pivots de volume intradiário

NASDAQ um índice que desperta cada vez mais interesse dos investidores nacionais, e por isso, partilho convosco esta  informação  sobre os pivots de volume intradiário e seus possíveis targets, que podem complementar o vosso plano de trading para a sessão de hoje.


Nasdaq

Bons investimentos!
domingo, 31 de janeiro de 2016

Semapa, Semapa

A Semapa, mesmo sendo um dos maiores grupos industriais portugueses, começa a deixar os investidores indecisos quanto à sua capacidade de proporcionar a curto-médio prazo rentabilidade aos seus accionistas. Quem imaginaria que o título entre em Maio de Julho de 2015 iria a marcar o ponto de resistência e suporte, que até aos dias de hoje condicionou os investidores a um período lateral com 20% amplitude?

Os investidores estão a mudar de opinião?


A primeira impressão a curto prazo assim parece. A Semapa está a colocar-se numa situação frágil e, caso venha a romper os 10.71€ por acção, irá agravar a sua situação de curto prazo. 

O título vem com;
  • duplo topo ocorrido de Dezembro de 2015;
  • rompimento da Lta agressiva de curto prazo;
  • uma dinâmica descendente muita clara após o rompimento da Lta;
  • após chegar a 10.71€ encontra-se muito condicionada sem apresentar uma resposta clara dos seus participantes.

Gráfico diário da Semapa


Embora as coisas pareçam um pouco desanimadoras, ainda não está nada decidido quanto a uma possivel continuação do movimento descendente de curto prazo. São necessários mais dias de negociação para determinar como o título se vai desenvencilhar desta situação que está a construir.

A probabilidade da Semapa poder continuar em modo descendente aumenta se continuar com o movimento lateral dos últimos dias, incapaz de romper com consistência os 11.43€ por acção, e/ou vir quebrar os 10,71€ por acção. Assim, o título passaria a assumir uma nova dinâmica de mercado que até ao momento tem conseguido evitar.

A Semapa está a mudar e requer mais prudência na hora de assumir novas posições nesta cotada, bem como exige uma maior atenção dos investidores que estão no mercado.

Bons investimentos!
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Pivots de volume no índice DAX (Futuros) para intradiário

O índice Alemão DAX é certamente o eleito na hora operar em scalp ou intradiário para a maioria dos investidores portugueses, seja através de contractos de Futuros ou CFD´s. Por isso,venho partilhar alguma informação que pode complementar a vossa análise sobre o DAX numa  perspectiva intradiária.

No gráfico de DAX em Futuros poderão encontrar pivots de volume  mais relevantes mencionados a cor de laranja e possíveis projecções (targets) marcados de cor azul.

Gráfico M30 de DAX Futuros

Espero que esta partilha possa ser útil no decorrer deste dia de negociação. 

Bons investimentos!
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PSI20 a correr para um novo objectivo?

O PSI20 cada vez mais diminuído em empresas, num ambiente de auto-estima bastante reduzida face alguns acontecimentos na nossa praça portuguesa que colocou alguns  pequenos investidores num estado um pouco depressivo. E o tempo que se advinha também não parece ser muito promissor.

Desde meados de Outubro do ano passado que o PSI20 entrou em modo um tanto lateral, sem definir uma tendência clara, deixando os participantes do mercado sem expectativas mais promissoras face às posições tomadas.

PSI20 a caminhar para um novo mínimo?


Na verdade, é com essa percepção que fico quando olho para o gráfico. Não parece nada descabida a ideia de uma  ida aos 4540 pts  dentro dias, realizando assim um novo mínimo, um movimento descendente superior a 400 pontos. 

Desde meados de Abril de 2015 que o índice voltou a mergulhar numa dinâmica de mercado  descendente, e com a incapacidade de conseguir segurar os 5260 pontos, o PSI20 baixou assim  as probabilidades de vir a negociar acima dos 5600 pontos nas próximas semanas.

Gráfico diário do PSI20


Tudo o que está relacionado com os mercados financeiros nada está escrito em pedra, as coisas podem tomar outros rumos, no entanto considero cada vez mais difícil outro desfecho para o PSI20 que não seja vir invadir os 4600 pontos registados em Janeiro de 2015.

Uma certeza!? Não. Mas muito provável.

Basta passear os olhos pelo gráfico mensal, semanal para obter uma percepção sobre o PSI20 e dos desafios que está a enfrentar.

Gráfico mensal e semanal do PSI20

A minha perspectiva sobre o PSI20  não é facto muito optimista a curto prazo, mas de momento não consigo ter outra opinião face à leitura dos gráficos.

Prudência! E bons investimentos!
domingo, 10 de janeiro de 2016

Pharol, Meo, suporte e o novo mínimo ...

A percepção de alguns investidores sobre a Pharol está longe da realidade: ainda acreditam que a empresa está de ligada à Meo. É verdade, não estou a brincar. Basta fazer uma pequena pesquisa sobre a empresa ( PHAROL,SGPS S.A.) para perceber o seu modelo de negócio.

A Pharol apresenta-se como sendo uma sociedade aberta que gere uma participação directa ou indirecta de 27.5% da Oi. Participação essa que os investidores portugueses acreditavam (ou fizeram-lhes acreditar) que iria trazer valor para a empresa (PT), já bastante pressionada pela sua prestação negativa em bolsa. O resultado foi notório e coube aos investidores portugueses pagar a factura do banquete, deixando os convidados levar na bagagem as melhores recordações, e fazer jus à fama de sermos um povo que sabe receber bem.

Hoje, como no passado, esta participação continua a não dar frutos para os investidores portugueses, a Oi continua a ser uma empresa com problemas e a necessitar de um investidor com vontade de injectar muito capital a curto prazo para fazer face as suas necessidades internas e poder atingir os seus objectivos.

Terá a OI capacidade para captar investimentos? E ser rápida a atingir as suas metas trazendo retorno aos investidores, neste momento de instabilidade que o Brasil está a mergulhar?

Por cá, a Pharol continua a não dar sinais favoráveis aos seus investidores continuando a marcar uma tendência descendente. Um título que deveria ser para institucionais, e cada vez menos para pequenos investidores, um modelo de negócio que não produz e se mostra muito dependente.
Ultimamente os pequenos investidores da praça portuguesa têm vindo a ser surpreendidos, e da pior maneira, pelos riscos existentes nos mercados financeiros, e raramente por si calculados.


Gráfico diário da Pharol


 Pharol tem suporte ou um novo mínimo?

Apesar deste título, no passado, ter reagido favoravelmente nos 0.235€ por acção em Dezembro e evitado o rompimento do seu anterior mínimo 0.229€ de Agosto de 2015, não considero que esta área seja o suporte da Pharol. Considero que seja uma questão de dias para a Pharol vir a realizar um novo mínimo histórico.

A tendência descendente da Pharol dos últimos dois meses tem sido muito clara para os investidores, e mesmo que venha a contrariar a sua dinâmica de mercado e reagir positivamente na área 0.24€, por se considerar numa possivel zona de suporte, será a meu ver sol de pouca dura.

Para considerar um cenário mais optimista neste titulo, teria que evitar a ida aos 0.235€ por acção e romper com uma boa dinâmica os 0.309€ por acção (algo que terá pouca probabilidade de acontecer face à minha leitura do mercado).

O que fazer em tempos mais difíceis?

Se é um investidor que investe maioritariamente na praça portuguesa, e neste momento em que o mercado está complexo, o melhor é esperar que o mercado grite bem alto as oportunidades para pensar em abrir uma posição,e utilizar a menor percentagem de risco em cada posição.

Permitirá conservar capital, ganhar tempo para as verdadeiras oportunidades que irão surgir no mercado, e reduzir a pressão psicológica por eventuais perdas. Sem capital nos mercados financeiros não se faz nada.

Bons investimentos!